quinta-feira, 31 de março de 2011

62° Congresso Nacional de Botânica

No mês de Agosto, acontece o 62° Congresso Nacional de Botânica, na cidade de Fortaleza - CE. As inscriçoes ainda estão abertas. Segundo o site do 62ª CNBot, o prazo para submissão de resumos foi adiada até o dia 30/04/2011.
Acesse!

domingo, 27 de março de 2011

II Fórum Anhanguera de Plantas Medicinais


A 2ª Edição de Fórum Anhanguera de Plantas Medicinais acontece em 2011 na Faculdade Anhanguera de Brasília é um momento multidisciplinar que discute o uso, as pesquisas e as normas sobre as plantas medicinais.

A 1ª Edição no ano 2010 foi um iniciativa do curso de Ciências Biológicas. O Fórum é aberto aos outros cursos e ao público. Em Agosto.

terça-feira, 15 de março de 2011

Extinção do Puma


Biólogos anunciaram a extinção do Puma (Puma concolor) no Leste dos Estados Unidos da América. A agencia do governo, que cuida da vida silvestre daquele país, relata que não há mais registros da espécie. A suçuarana ficou muito tempo na lista de animais ameaçados de extinção daquela região. O puma ocorria naturalmente do leste canadense ao sul argentino.

Os felinos e demais espécies sofrem com a urbanização desordenadas e redução de hábitat. Recentemente, um exemplar macho do puma foi resgatado numa rodovia movimentada de São Paulo.

Crédito: Folha.com

sábado, 12 de março de 2011

VI SBOE

O VI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (VI SBOE) irá ser realizado no período de 09 a 11 de novembro de 2011 em Campinas (SP), sob a organização do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA/UNICAMP), Embrapa Meio Ambiente e o Instituto Agronômico (IAC). O evento conta com conferências, mesas-redondas e apresentação de painéis. Os temas versarão sobre Química, Atividade Biológica, Agrotecnologia e Multidisciplinar. Terão descontos as inscrições feitas até 30 de junho de 2011. O prazo para envio dos trabalhos é de 1º de maio a 30 de junho de 2011.

Mais informações: Acesse o site

sexta-feira, 4 de março de 2011

6ª Extinção em massa?

Estudo realizado sobre extinção, publicado na Nature, mostra que o planeta está pode estar próximo da mais um extinção em massa. A extinção de espécies é um processo que ocorre naturalmente. Mas alguns momentos o número de extinção foi muito alto, diminuindo drasticamente o número das espécies. A terra já passou por algumas extinções desse tipo, nos períodos Ordoviciano, Devoniano, Permiano, Triássico e Cretáceo (extinção dos dinossauros). A sexta está diretamente ligada às ações da espécie humana.

Atualmente, a biodiversidade é alta, mas passa por essa ameaça. De acordo com cientistas muito pode ser feito para conservação de inúmeras espécies. A saúde do planeta pode ser assegurada através de políticas públicas e legislação.

 
Crédito: Agencia FAPESP



Notas do CABio