segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caatinga


O Ministério do Meio Ambiente promove em Petrolina (PE), a partir de hoje, uma oficina para a criação de novas unidades de conservação em Pernambuco. A medida beneficiará a região de caatinga, bioma semiárido mais diverso do mundo que engloba parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O encontro marcará a Semana da Caatinga e traz à tona a discussão de temas importantes sobre o bioma, como sustentabilidade e criação de novas reservas ambientais.


Nos últimos anos foram criados o Monumento Natural do Rio São Francisco (AL, BA e SE), em 2009, com 27 mil hectares, e ampliando em 300 mil hectares o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), em dezembro de 2010, que ficou com cerca de 823 mil hectares.
Crédito: Editora Assaré


Algumas parcerias estão sendo desenvolvidas com os estados para implantação de unidades de conservação estaduais. "Os processos foram agilizados e os primeiros resultados concretos já aparecem, como a criação, neste ano de 2012, do Parque Estadual da Mata da Pimenteira (foto), em Serra Talhada, Pernambuco", diz o engenheiro florestal Francisco Campelo. Há, ainda, a destinação de recursos estaduais para criação de unidades no Ceará.

sábado, 21 de abril de 2012

Brasília

A capital da república completa 52 anos, preservando seus belos traços arquitetônicos. Mas Brasília precisa também preservar o seu meio, seus ares e suas águas. A garantia de sobrevivência de toda uma história está fundamentada na utilização adequada de suas terras.


Preserve Brasília. Preserve o Cerrado.
Feliz aniversário!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SciELO Brasil lança portal de livros eletrônicos

Foi lançado recentemente o portal SciELO Livros. Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil, o portal visa à publicação online de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Inicialmente, o portal reunirá cerca de 200 títulos, distribuídos mais ou menos igualmente entre as editoras das três universidades. A partir do lançamento, a expectativa é que a coleção possa contar com a adesão de outras editoras acadêmicas. Para integrar o portal, as editoras e as obras são selecionadas de acordo com padrões de controle de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos são formatados de acordo com padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações. A publicações poderão ser lidas por meio de plataformas de e-books, tablets, smartphones ou na tela de qualquer computador, acessadas diretamente do portal ou de buscadores na internet, como o Google, e também serão publicadas em portais internacionais.

Acesse: http://books.scielo.org .

Notas do CABio