O Ministério do Meio Ambiente promove em Petrolina (PE), a partir de hoje, uma oficina para a criação de novas unidades de conservação em Pernambuco. A medida beneficiará a região de caatinga, bioma semiárido mais diverso do mundo que engloba parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O encontro marcará a Semana da Caatinga e traz à tona a discussão de temas importantes sobre o bioma, como sustentabilidade e criação de novas reservas ambientais.
Nos últimos anos foram criados o Monumento Natural do Rio São Francisco (AL, BA e SE), em 2009, com 27 mil hectares, e ampliando em 300 mil hectares o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), em dezembro de 2010, que ficou com cerca de 823 mil hectares.
Crédito: Editora Assaré
|
Algumas parcerias estão sendo desenvolvidas com os estados para implantação de unidades de conservação estaduais. "Os processos foram agilizados e os primeiros resultados concretos já aparecem, como a criação, neste ano de 2012, do Parque Estadual da Mata da Pimenteira (foto), em Serra Talhada, Pernambuco", diz o engenheiro florestal Francisco Campelo. Há, ainda, a destinação de recursos estaduais para criação de unidades no Ceará.