Profissional multidisciplinar, o biólogo estuda o mais simples ser vivo ou a mais imponente sequoia (Sequoia sempervirens); atua nas salas de aula promovendo a difusão do vasto conhecimento científico, no setor industrial, em laboratórios, em campo e centros de pesquisa.
A profissão Biólogo foi regulamentada no Brasil em 3 de setembro de 1979 pela lei Nº 6.684, sendo esse o dia da profissão. Mas esse oficio atravessou séculos com uma célebre lista de biólogos e biólogas, antes chamados de naturalistas e que tem trabalhos prestados de grande relevância à humanidade: Charles Darwin, Jean-Baptiste de Lamarck, Gregor Mendel, José Bonifácio, Ernst Haeckel, Edward O. Wilson, Rachel Carson.
A atuação de um biólogo divide-se em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde. Na área de Meio Ambiente e Biodiversidade pode ser através de realização de inventários dos mais diversos, Gestão Ambiental, Controle de Vetores e Pragas, Mudanças Climáticas, Perícia Forense entre outras.
Na áreas de Biotecnologia e Produção, os biólogos podem desenvolver Biodegradação, Biossegurança, Cultura de Células e Tecidos, Melhoramento Genético, Processos Biológicos de Fermentação e Transformação entre outras especialidades.
Na área da Saúde, biólogos e biólogas podem atuar nas Análises Clínicas, Terapia Gênica e Celular Saúde Pública. Fiscalização Sanitária, Gestão de Bancos de Células e Material Genético, Gestão da Qualidade por exemplo.
“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz”.