terça-feira, 19 de julho de 2011

Engenheiros de ecossistema

O artigo de Ciechanowski e colaboradores (2011) virou notícia ao apresentar uma nova faceta observada na engenharia dos castores. Os castores, muito estudados por afetar o hábitat disponível a outras espécies de animais diretamente associados à água (como peixes, anfíbios, invertebrados e aves), agora são conhecidos por proporcionar um ambiente favorável a um grupo animal que não é ligado à ambientes alagados de maneira tão óbvia: os morcegos.

A hipótese de que a ação dos castores proporciona novos nichos de forrageio aos morcegos insetívoros foi confirmada. A atividade de morcegos da família vespertilionidae foi maior nas áreas modificadas pelos castores do que nas áreas não modificadas. Os morcegos circulam nas clareiras abertas pela retirada de árvores, uma vez que capturam insetos durante o vôo (“aerial hawkers”) e a alta densidade da vegetação no ambiente prejudica a ecolocalização por esses morcegos.

Os castores são conhecidos “engenheiros do ecossistema” pelo conspícuo comportamento de construir diques e represar cursos d´água. Organismos que são engenheiros ecossistêmicos modificam o ambiente pela transformação de matéria vivente ou abiótica para um estado diferente do original, modulam os recursos disponíveis a outras espécies e criam condições para o estabelecimento de novas espécies locais.

Por Patricia Pilatti, bióloga.

Links para a notícia da BBC e para artigo científico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notas do CABio